Os sistemas de armazenagem são estruturas fabricadas normalmente em aço utilizadas para armazenagem de diferentes itens, sejam paletizados, em embalagens específicas ou mesmo a granel. Eles podem assumir diferentes formas, desde estantes operadas manualmente até porta-paletes autoportantes com transelevadores automáticos, e variam em termos de dimensões e capacidade portante.
No Brasil, atualmente vigora uma norma técnica sobre o tema, a ABNT NBR-15524:2007. Entretanto, existem muitas outras normas técnicas de origem internacional que também abordam amplamente o assunto. Por exemplo, as prescrições adotadas na Europa, através das publicações “EN”, são bastante completas, consolidadas e costumam ser frequentemente adotadas de modo complementar às diretrizes apresentadas pela norma brasileira.
Esses sistemas são considerados complexos devido à sua construção em aço carbono, com perfis predominantemente formados a frio e ligações semi-rígidas. São considerados flexíveis devido à sua construção pré-engenheirada, que permite diferentes configurações. No entanto, é importante ressaltar que qualquer mudança no sistema deve ser validada por um especialista, pois pequenas alterações podem afetar significativamente seu desempenho e segurança ao longo do tempo. Um exemplo disso é a remoção de níveis de armazenagem em um porta-paletes seletivo. Essa alteração pode ter impacto na capacidade de carga e estabilidade do sistema, portanto, deve ser cuidadosamente avaliada.
Além disso, a montagem dos sistemas de armazenagem deve ser realizada por profissionais qualificados, que sigam os procedimentos executivos e respeitem as tolerâncias normativas. Cabe salientar que a montagem visa não só estruturar o sistema mas também contornar pequenos desvios que são observados frequentemente nas instalações – como, por exemplo, eventuais desníveis existentes no piso do local da montagem. Assim sendo, é altamente recomendável que sejam contratadas equipes de montagem especialistas em sistemas de armazenagem para a execução de uma obra nova ou a adequação de um produto existente, pois uma montagem adequada é fundamental para o estabelecimento dos níveis requeridos de segurança e para que o produto se comporte de fato como foi projetado.
Por tudo isso os sistemas de armazenagem demandam um projeto muito bem estruturado para que sua fabricação seja realizada de acordo com as variáveis de cada negócio, e acompanhamento constante através de inspeções periódicas para garantir a segurança e eficiência do sistema ao longo do tempo.