A inteligência artificial está transformando os paradigmas operacionais na área logística. O cenário atual expõe a indústria a desafios, tornando quase obrigatória a adaptação às mudanças tecnológicas em curso. A queda de demanda pela mão de obra humana impulsiona a ascensão da inteligência artificial, surgindo como resposta às lacunas de eficiência.
O Big Data e sua sinergia com a inteligência artificial constituem uma grande importância no conceito de Logística 4.0. A capacidade da inteligência artificial em aprender e prever demandas a partir de dados é evidenciada em diversos contextos, desde o monitoramento de trânsito online até a telemetria de veículos e previsão de vendas.
As empresas estão adotando cada vez mais ferramentas de inteligência artificial para aprimorar a gestão de estoques e suas previsões de vendas. Com o passar dos anos, muitas organizações vêm se especializando em soluções que facilitam as tomadas de decisões na logística. Um exemplo notável é a empresa americana Mention, que utiliza inteligência artificial para apoiar definições em procedimentos logísticos.
A conclusão que temos, inevitavelmente, é de que as empresas devem direcionar cada vez mais seus olhares para projetos envolvendo inteligência artificial, visando qualificar sua tomada de decisão. O futuro da logística está diretamente ligado à transformação iminente desencadeada pela inteligência artificial, remodelando de forma fundamentada a maneira como as empresas operam nesse campo dinâmico.
E o seu projeto? Já conferiu se está adaptado à IA e a tecnologias inteligentes? Temos uma videoaula que ajuda você a entender e compreender como ela se aplica. Prepare-se!