Para que a cadeia de suprimentos obtenha agilidade nos processos, a movimentação de cargas é peça-chave em armazéns. O uso de empilhadeiras e paleteiras dentro do depósito reduz custos operacionais, agilizando processos logísticos e até mesmo a capacidade de estocagem.
As empilhadeiras são projetadas para empilhar a mercadoria, otimizando o layout e acomodando cargas em porta-paletes. Existem diversos tipos, como: contrabalançadas, retráteis, patoladas, pantográficas, etc.
A empilhadeira PR20 é um equipamento da linha warehouse, que eleva cargas em até 12m, logoé possível verticalizar o depósito até a altura que o equipamento suporta, respeitando sua capacidade de carga e o pé direito do armazém. Já as patoladas (PT16), são excelentes operando em corredores menores, pois é um equipamento compacto e com ótima manobrabilidade.
Na movimentação horizontal o objetivo do equipamento é transportar a carga, levando a mesma da doca até onde será armazenada. Desta forma, é indicado o uso de paleteiras, como a Linha TM que podem carregar até 3.000kg e operar em diversos tipos de depósitos. Em armazéns acima de 5 mil m² indicamos o uso de uma transpaleteira elétrica (TE25), que acelera o processo de de movimentação em longas distâncias, melhorando a produtividade da operação e com menos esforço operacional.
Sendo assim, podemos dizer que os transpaletes/paleteiras são os equipamentos que levam a carga de um lado para o outro dentro do armazém e as empilhadeiras acomodam a carga nos porta-paletes através da elevação.
Para que sua operação realize a movimentação de cargas com assertividade é fundamental ter conhecimento dos processos logísticos. Aqui na Movimak oferecemos a venda consultiva, onde nossos consultores realizam uma análise minuciosa em sua operação e indicamos o equipamento que realmente atenderá as demandas do seu negócio.