Um produto projetado dentro das normas vigentes e que atenda ao escopo demandado pelo uso do cliente é o melhor produto que pode existir. As variações de aço, perfil e de outros detalhes construtivos – inclusive o tipo de ligação entre elementos – são inerentes à flexibilidade oferecida pelas normas técnicas e estão relacionadas a fatores alheios ao uso final, que vão desde a disponibilidade de matéria-prima aos recursos fabris existentes no momento da contratação de um produto.
Portanto, é errado inferir que um sistema de armazenagem é mais ou menos seguro que outro só por ser feito em um determinado tipo de aço ou por ser constituído de um tipo específico de perfil. A rigor, a condição básica para a segurança é o respeito às diretrizes normativas (a inglesa EN 15635 e a de Sistemas de Armazenagem ABNT NBR 17150:2024). As recomendações previstas em norma podem ser atendidas das mais variadas formas possíveis, possibilitando a obtenção de soluções que embora apresentem diferentes meios, dispõem do mesmo fim.
Por exemplo: Um porta-paletes seletivo, constituído em aço com 300 MPa de tensão de escoamento, não necessariamente é menos seguro que um outro produto constituído em aço de 350 MPa. Tudo irá depender de como cada uma das matérias-primas será aplicada em cada um dos casos.
O mesmo vale para os perfis, que podem ser abertos ou fechados e que podem possuir várias combinações entre dimensões e espessura de chapas, resultando em um sistema com uma determinada capacidade de carga.
Em conclusão, não há uma resposta objetiva para determinar qual é o melhor aço, perfil ou tipo de ligação para um sistema de armazenagem. O mais importante é que o produto seja projetado dentro das normas vigentes e atenda ao escopo demandado pelo uso do cliente. Portanto, a segurança de um sistema de armazenagem não está diretamente ligada ao tipo de aço ou perfil utilizado, mas sim ao respeito às diretrizes normativas. Dessa forma, diferentes materiais podem ser aplicados de maneiras distintas para alcançar o mesmo objetivo de segurança e aplicabilidade.