Manter a segurança e o bom estado de funcionamento dos Porta-Paletes e demais sistemas de armazenagem é uma das maiores preocupações de toda empresa que possui estas estruturas. Diante disso, é comum no mercado a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
A ART é um documento que vincula a responsabilidade técnica de um profissional (pessoa física) ou de uma pessoa jurídica a uma determinada “solução”, que pode ser um produto, um serviço ou qualquer outra atividade desempenhada por um profissional de engenharia.
O simples fato de existir uma ART não garante que um determinado produto foi concebido de acordo com as diretrizes normativas e que, por isso, oferece níveis adequados de segurança. A ART garante simplesmente que existe um CPF e/ou um CNPJ responsável pela solução e que no caso de um problema de grande monta, possivelmente os mesmos responderão nas mais variadas esferas pelo sinistro.
Além do mais, a ART é costumeiramente emitida para os projetos de sistemas de armazenagem. Para que ela tenha validade, os produtos precisam ser montados de acordo com o projeto atrelado a este documento. Qualquer alteração posterior que seja realizada na estrutura invalida o documento inicial, e faz-se necessário a emissão de uma nova ART.
Logo, ART é garantia de atribuição de responsabilidade e não um recurso que torna uma determinada solução inerte a fortuitos. Daí a importância de se buscar empresas e profissionais especialistas no segmento, pois mais importante do que uma ART, é o know-how e credibilidade do fabricante, além da qualidade da matéria-prima empregada, que resulta em uma estrutura com altos níveis de segurança.