Por que somente a ART não garante a segurança da empresa?

Manter a segurança e o bom estado de funcionamento dos Porta-Paletes e demais sistemas de armazenagem é uma das maiores preocupações de toda empresa que possui estas estruturas. Diante disso, é comum no mercado a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

A ART é um documento que vincula a responsabilidade técnica de um profissional (pessoa física) ou de uma pessoa jurídica a uma determinada “solução”, que pode ser um produto, um serviço ou qualquer outra atividade desempenhada por um profissional de engenharia.

O simples fato de existir uma ART não garante que um determinado produto foi concebido de acordo com as diretrizes normativas e que, por isso, oferece níveis adequados de segurança. A ART garante simplesmente que existe um CPF e/ou um CNPJ responsável pela solução e que no caso de um problema de grande monta, possivelmente os mesmos responderão nas mais variadas esferas pelo sinistro.

Além do mais, a ART é costumeiramente emitida para os projetos de sistemas de armazenagem. Para que ela tenha validade, os produtos precisam ser montados de acordo com o projeto atrelado a este documento. Qualquer alteração posterior que seja realizada na estrutura invalida o documento inicial, e faz-se necessário a emissão de uma nova ART.

Logo, ART é garantia de atribuição de responsabilidade e não um recurso que torna uma determinada solução inerte a fortuitos. Daí a importância de se buscar empresas e profissionais especialistas no segmento, pois mais importante do que uma ART, é o know-how e credibilidade do fabricante, além da qualidade da matéria-prima empregada, que resulta em uma estrutura com altos níveis de segurança.

Sobre o autor

Flávio Piccinin

Flávio Piccinin

Formado em Engenharia de Produção, Especialista em Logística e em Finanças Corporativas e MBA em Gestão de Operações, atualmente é Diretor de Operações da ISMA.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seus dados foram enviados com sucesso!

As informações serão analisadas pela Equipe Ser Logístico e podemos entrar em contato com você.

Não se esqueça de seguir o canal Ser Logístico para atualizações e muito conteúdo transformador!