A gestão de cadeia de suprimentos, do inglês traduzido Supply Chain, é uma pauta recorrentemente trabalhada nas consultorias e capacitações da PROLOG. Ao longo das últimas décadas, muito influenciada pelo avanço da tecnologia, a logística é uma área que se mantém em constante renovação no universo industrial.
Seja em seus ofícios, estratégias ou metodologias, a inovação é algo característico do setor logístico. Portanto, o Supply Chain se encaixa num modelo adaptado e eficiente para atender a grandes demandas, movimentando a competitividade do mercado. Seguindo essa linha de raciocínio, precisamos compreender os conceitos de integração e estoque das cadeias de suprimentos:
Integração das Cadeias de Suprimentos (SupplyChain)
A integração das cadeias de suprimentos, representa a evolução logística. Essa abordagem, da aquisição à entrega ao consumidor, impulsiona a competitividade em meio a grandes demandas.
Sua complexidade varia, com fornecedores primários e cadeias de varejo diferenciadas. O comércio eletrônico reduz os vínculos, dando enfoque no aumento da eficiência produtiva para atingir os consumidores de forma acessível e rápida, ampliando a disponibilidade e proporcionando variedade a custos reduzidos.
Estoque na Cadeia de Suprimentos
A dinâmica dos estoques em cadeia de suprimentos, por sua vez, tem um papel fundamental dentro da proposta do Supply Chain. O diferencial de maior valor agregado está mais próximo do consumidor, dentro da estratégia de retirar estoques do consumidor visando a otimização dos custos.
A devolução de estoque para os fornecedores, quando alinhada com uma estratégia bem definida, surge como uma solução eficiente na redução dos custos e desacelera a cadeia de suprimentos. Podemos destacar ainda a importância da agilidade no transporte, essencial para estabelecer um rápido fluxo de estoque e assegurar uma operação eficiente.
Você pode conferir essas informações de forma mais didática e explicativa na nossa videoaula. Por lá, destrinchamos com mais afinco o debate sobre gestão e estratégia de cadeias de suprimentos.