Que o setor logístico tem vivenciado profundas transformações impulsionadas pela crescente automação e digitalização dos processos não é novidade.
Mas você sabia que alguns cargos tradicionais estão perdendo espaço para novos postos?
Especializados em tecnologias para otimização e gestão de fluxos logísticos, as novas profissões pedem mais atualização por parte dos profissionais.
Neste artigo, vamos explorar as profissões promissoras na logística, as mudanças no setor e como se preparar para aproveitar as novas oportunidades de carreira.
O que você vai ver neste artigo:
- Funções tradicionais: o que está mudando na logístic
a?
- A ascensão das profissões digitalizadas
- Quais cargos posso ter dentro da área logística?
- Conclusão
Funções tradicionais: o que está mudando na logística?
Com o avanço das tecnologias, especialmente a automação, várias profissões ligadas a tarefas manuais e repetitivas estão em declínio.
Funções como separadores de produtos, operadores de carga e descarga e outras tarefas operacionais simples estão sendo gradualmente substituídas por sistemas automatizados, robôs e softwares de gestão.
Esse processo de transformação é uma realidade que já começou a impactar o mercado de trabalho e a tendência é que ele se intensifique nos próximos anos.
Segundo a pesquisa internacional “OTRS Spotlight: IT Service Management”, ainda do ano de 2023, 78% das empresas brasileiras já haviam investido em automação na época.
Destas, 52% já haviam adquirido ferramentas e possuíam experiência em usá-las. Já as outras 26% investiram em sistemas, mas não declararam ter o conhecimento necessário para realizar o procedimento.
A ascensão das profissões digitalizadas
Com a diminuição das oportunidades em funções tradicionais, surgem novas profissões ligadas à digitalização e automação do setor logístico.
De acordo com pesquisa recente da consultoria Gartner, a previsão é que até 2025, mais de 80% das grandes empresas tenham integrado soluções de inteligência artificial em seus processos.
Na logística, essa já é uma realidade emergente. Com operações cada vez mais digitalizadas e com o uso de automações aplicadas à IA, as atribuições laborais no setor logístico passam por um processo de atualização.
Dentre os cargos que se destacam nesse novo cenário estão o consultor de WMS (Warehouse Management System) e o usuário-chave de WMS.
Ambas as posições são fundamentais para as empresas que buscam implementar e otimizar suas operações logísticas por meio de tecnologias avançadas.
Quais cargos posso ter dentro da área logística?
Apesar das mudanças no setor, as possibilidades de evoluir profissionalmente dentro da logística ainda são muitas e variadas.
A digitalização trouxe novas atribuições para os profissionais, assim como criou novos cargos, ainda assim, os postos tradicionais seguem populares e requisitados pelas empresas.
Conheça alguns dos cargos mais populares na logística e quais são as suas funções:
Analista de Logística
Neste cargo, se encontra uma classificação dividida nos níveis júnior, pleno e sênior, e exige do profissional a análise do desenvolvimento de estudos voltados à implementação de alternativas viáveis de Logística, visando otimizar prazos e reduzir custos para a organização.
Além disso, é sua responsabilidade elaborar roteiros para a entrega de materiais e insumos, garantindo também a segurança durante o transporte. Para quem deseja seguir carreira na área, é recomendada a formação superior em Tecnólogo em Logística.
- Remuneração média: 3 mil reais
Auxiliar Logístico
O auxiliar logístico está presente em várias áreas, como o setor industrial. Ele é o profissional que executa as operações logísticas no dia a dia, como recebimento de produtos, conferência, embalagem, administração de estoques, dentre outros. Esse profissional também pode ser responsável pela operação de equipamentos como empilhadeiras.
- Remuneração média: de 2 a 3 mil reais
Coordenador de Transporte
Este profissional é o responsável por gerir e coordenar todas as operações de transportes de mercadorias e produtos. Dentre suas atribuições estão: planejar e programar horários de entrega e coleta, contratar e supervisionar motoristas e equipe de transporte, monitorar o desempenho dos fornecedores de transporte, etc.
- Remuneração média: 4 mil reais
Gerente de Logística
O gerente de logística é o profissional encarregado de coordenar todas as operações da área, desde o recebimento dos pedidos até a entrega dos produtos aos clientes. Ele é responsável por avaliar e controlar os meios de transporte, sempre buscando otimizar a eficiência dos processos.
Ademais, deve assegurar a qualidade dos serviços prestados, garantir a satisfação dos clientes, zelar pela segurança dos colaboradores e dos materiais, cumprir as normas e procedimentos internos e externos, além de gerenciar a equipe de logística.
- Remuneração: pode chegar até 27.000 mil reais em grandes empresas
Gerente de Compras
Nesta função, o profissional é responsável por fazer o planejamento e controle da compra de materiais e equipamentos.
Ele define e implementa as estratégias de compras da empresa, além de buscar obter as melhores condições de preço, qualidade, prazo e pagamento dos fornecedores.
Também avalia o desempenho dos fornecedores, negocia contratos, realiza cotações, emite pedidos de compra e gerencia a equipe de compras.
- Remuneração média: pode chegar até 12 mil reais em grandes empresas
Gerente de planejamento
Profissional responsável por elaborar e controlar todas as etapas do ciclo produtivo de uma organização. É ele quem define e acompanha os objetivos, as metas e os planos de ação da área.
Também elabora e revisa o orçamento da área, controla custos e despesas, desenvolve projetos de melhoria contínua, elabora relatórios, dentre outras atribuições.
- Remuneração média: pode chegar até 14 mil reais em grandes empresas
Gestor de frota
O gestor de frotas é o profissional que faz o gerenciamento dos veículos de uma empresa.
É ele quem planeja e monitora gastos, verifica oportunidades de economia e ganho de eficiência da operação, garante o cumprimento da política de frotas, planeja rotas e monitora o desempenho da equipe.
- Remuneração média: pode chegar até 3.700,00 reais em grandes empresas
Diretor de Supply Chain
O diretor de Supply Chain é responsável pela gestão da cadeia de suprimentos e pelo planejamento logístico da organização. Ele supervisiona o desenvolvimento das fontes de suprimentos, desde o transporte até a aquisição de produtos.
Esse profissional define e lidera a visão estratégica da cadeia de suprimentos, integrando as áreas de compras, produção, estoque, distribuição e transporte. Além disso, busca promover a inovação, sustentabilidade e competitividade da empresa no mercado global.
Também é sua responsabilidade estabelecer parcerias com fornecedores e clientes, gerenciar os riscos e as oportunidades da cadeia de suprimentos, além de liderar a equipe de supply chain.
- Remuneração média: pode chegar até 45 mil reais em grandes empresas
Analista de estoque
O analista de estoque realiza a análise, cadastros, acompanhamento de entradas e saídas, gestão de documentos e outras atribuições.
Sua missão é que o estoque seja armazenado com segurança, que esteja devidamente organizado, e que a reposição ocorra no prazo adequado conforme são demandadas as entregas.
- Remuneração média: 3.000,00 reais
Consultor de WMS
O consultor de WMS é o profissional responsável por implementar e personalizar sistemas de gestão de armazéns de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.
Este papel exige conhecimentos tanto em logística quanto em tecnologia, já que o consultor deve entender o funcionamento dos processos logísticos e como integrá-los ao sistema WMS de maneira eficaz.
Com o aumento da adoção dessas tecnologias por empresas de diferentes tamanhos, a demanda por consultores especializados em WMS tem crescido significativamente. Clique aqui e participe a lista de espera para a formação em WMS.
- Remuneração média: pode chegar até 15 mil reais
Conclusão
A área de logística está em constante evolução e as profissões promissoras no setor exigem uma adaptação rápida.
Para aproveitar essas oportunidades, o investimento em educação e treinamento contínuo, com especialização em ferramentas importantes, se faz necessário.
Conheça agora os cursos PROLOG:
- Formação Analista de Logística
- Formação Analista de Estoque
- Invetário: melhores práticas
- Gestão de armazéns
- Gestão Lean de Estoques
- Manutenção de Frota
- Analista de Materiais
- Formação em WMS
Quer saber ainda mais sobre a carreira na logística? Assista ao vídeo abaixo!